Silvia Maria Nascimento
Leia sobre a festa no blog Salvador em um dia
Sobre o grupo de católicos que vão na frente, realizando um segundo (ou melhor primeiro) cortejo durante a Lavagem do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira, 16, em Salvador (BA), comento aqui que isso sempre aconteceu. Sempre houve, na festa da Lavagem do Bonfim, grupos de pessoas que se reuniam e saíam na frente (ou atrás) para cumprir suas promessas, chegar antes, pegar um bom lugar próximo ao adro da igreja, ver a chegada do cortejo de baianas e a lavagem.
Já houve épocas em que as pessoas iam em caminhões ou mesmo a pé com suas camisetas padronizadas. A diferença é que muitos destes em vez de terços, quartinhas de água de cheiro ou fitinhas do Bonfim, levavam copos de cerveja nas mãos. Ninguém criticava ou achava que era dividir ou desrespeitar as baianas.
Os políticos levam sua claque com faixas para aplaudir os seus e vaiar os outros.
O grupo de católicos que vai sair na frente está exercendo seu direito de ir e vir a hora em que achar melhor, gente. Em hipótese alguma vai mudar o curso da devoção seguida de festa, que é maior do que qualquer tipo de agrupamento que faz parte dela. Eu, mesma, se não tivesse aula à noite, iria com o grupo da frente, pra ir rezando, agradecendo, a pé, porque tenho fé, e, como adicional, chegar na frente e garantir um bom lugar pra ver e fotografar o espetáculo e a beleza das baianas, maravilhosas (porque neste dia elas capricham!), na Colina Sagrada.
Não há divisão na festa, mas soma. Cada um vai a seu tempo e no seu ritmo. E tudo é lindo demais!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário