quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Uma questão de justiça: Bell e o Chiclete

blog Lá na selva http://lanaselva.blogspot.com
(Foto: reprodução youtube)
(Silvia Maria Nascimento)

O anúncio da saída do cantor e compositor Bell Marques da banda Chiclete com Banana suscitou reações que foram do trauma dos fãs mais aficionados às piadas nas redes sociais. Brincadeiras à parte, é preciso fazer justiça à importância de Bell Marques e a Chiclete no Carnaval da Bahia . Houve um ano - no inícios dos anos 1980 - em que o então mais famoso trio elétrico - Armandinho, Dodô e Osmar - não fechou patrocínios suficientes e não desfilou no Carnaval de Salvador. Os responsáveis pelo trio decidiram tocar fora da capital. Salvador ficaria órfã de sua principal atração.

Não havia trio como aquele. Quando soava os seus primeiros acordes, o povo largava o que estava fazendo e ia atrás. Mas naquele ano, não sairia. O que fazer? Havia uma nova banda em início de carreira no Carnaval. Tocava em bailes e festas com outro nome e investia em um novo público. Tinha carisma e essa banda entrou no vácuo deixado pelo mais famoso trio elétrico e dele nunca mais saiu. Sua formação tinha integrantes que, mais tarde, daria início à Chiclete com Banana. Os soteropolitanos, órfãos de atração principal, embarcaram no novo ritmo, jogaram a mão pra cima e tiraram o pé do chão...de vez.

Tempos mais tarde, já definitivamente fixada no coração do seu público, uma cena foi emblemática para aquela nova banda. O mesmo trio elétrico - Armandinho, Dodô e Osmar - já de volta ao nosso Carnaval (Armandinho é, sem dúvida, a nossa melhor guitarra baiana) tocava no Farol da Barra, quando, em deslocamento, em direção ao circuito da orla (depois denominado Circuito Dodô), à bordo do trio T-Rex, Bell falou alguma coisa ao microfone, pedindo licença aos criadores para entrar na festa. Foi uma cena incrível, com uma "enxurrada" de gente sendo literalmente "sugada" pela voz do band leader. Todos - literalmente todos - olharam para trás ao mesmo tempo e correram para os braços do ídolo.

Assim é o Carnaval e a vida. A gente brinca, ri, faz piada com a saída de um integrante de uma banda famosa, mas não se pode negar a importância de Bell e do Chiclete com Banana para o Carnaval de Salvador e para o folião baiano. O Carnaval de Salvador é a "casa" da Axé Music e é nele que, até quem não gosta do estilo musical, sai dançando quando o Chiclete passa. Bell e seu carisma farão falta à banda e aos blocos que ela anima, mas é melhor uma separação do que anos e anos de desentendimentos (se é que houveram). Que venham dias melhores para todos.

Continuaremos com as piadas, porque rir também faz bem. Boa sorte, Bell Marques. Boa sorte, Chiclete com Banana. Para saber mais sobre a saída de Bell da banda Chiclete com Banana, clique aqui! Leia também o artigo de André Simões, do programa Roda Baiana, no portal Metro 1. Outras informações no Correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário